Sobre o site

O Capitão Aviador tem como objetivo aumentar a cultura sobre a aviação militar, trazendo conteúdos relevantes e que agreguem valor aos entusiastas.

O site é coordenado por mim, um capitão aviador (não poderia ser diferente) da Força Aérea Brasileira, piloto de caça e que tem extrema paixão pela aviação militar.

Posso dizer que a minha paixão começou antes mesmo de ingressar nas fileiras da FAB na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena. De lá, segui o caminho normal e cursei os 4 anos da Academia da Força Aérea (AFA), onde, ao final do curso, tive o privilégio de ser selecionado para realizar o curso de pilotos de caça em Natal, no 2/5 Grupo de Aviação.

Ao final de um ano de muita dedicação e vibração por estar realizando meu sonho, fui declarado piloto de caça da FAB e selecionado para servir em uma das Unidades Aéreas do 3 Grupo, voando o A-29 na Amazônia. Lá, nos meus dois primeiros anos, continuei a progressão operacional na aviação de caça, sendo declarado Piloto de Defesa Aérea e Líder de Esquadrilha de Caça. Permaneci voando o A-29 na Amazônia nos anos seguintes até ser selecionado para servir em uma Unidade Aérea da primeira linha.

Sonho estava 90% completo! Faltava concluir um ano de curso na aeronave que havia sonhado voar desde a minha infância.

Não foi um ano fácil. Voar uma aeronave a jato requer muito estudo e habilidade, que fui adquirindo voo após voo, até que, ao final daquele ano, fui declarado piloto operacional.

Nos anos seguintes, mantive minha rotina de voos na primeira linha da aviação de caça. Tive a oportunidade de participar de exercícios nacionais e internacionais, combatendo contra aeronaves icônicas como o F-16 e F-18, o que impulsionou mais ainda minha vibração e entusiasmo com a aviação militar mundial.

Como todo aficionado, sou leitor assíduo de livros e sites que tratam do assunto, mas percebi que faltavam sites nacionais focados em contar as histórias com mais detalhes. Sem falar que a maioria destas histórias são achadas na língua inglesa, o que eu sei que limita muitos entusiastas.

Assim, é com este foco que o site O Capitão Aviador vem ao ar para trazer as histórias pouco contadas e encontradas.

Meu objetivo é publicar histórias todas as semanas, mas precisarei também da ajuda de vocês, leitores, razão deste site estar no ar, com sugestões. Já tenho muitas histórias mapeadas, mas são limitadas, um dia a fonte de ideias acaba.

Logicamente, aqueles que são apaixonados pela aviação e quiserem colaborar com o site publicando seus artigos, sintam-se a vontade para me encaminhar um email.

Por fim, estou aberto para as críticas. Serão sempre bem-vindas.

Fiquem a vontade e Sentem a Pua na leitura.

Um abraço do Capitão Aviador.

Daniel Figueiredo